É com orgulho que compartilhamos que a nossa sócia, Rute Endo, especialista em Direito Imobiliário e Tributário, foi fonte de uma matéria no jornal O Globo. Na entrevista, foi abordado um tema crucial para a gestão de ativos imobiliários: a conformidade na cobrança do IPTU.
Para proprietários de imóveis comerciais, industriais e logísticos, bem como investidores com grandes portfólios, o IPTU não é apenas uma taxa anual, mas um custo operacional significativo que exige análise técnica rigorosa.
O que é a Revisão de IPTU e por que ela é necessária?
Muitas vezes, a prefeitura utiliza critérios genéricos para determinar o valor venal de um imóvel. Nos imóveis com maior área de terreno, essas distorções são comuns, pois as características específicas de tipo de uso, idade, área construída não computável, localização e padrão de acabamento podem ser mal interpretadas pelo Fisco Municipal, gerando acréscimos ilegais no valor venalA revisão do IPTU busca identificar erros no lançamento do imposto, garantindo que o contribuinte pague apenas o que é estritamente legal.
Leia o artigo na íntegra: